Rio de Janeiro é Patrimônio Mundial da Humanidade

02/07/2012

Cidade se torna a primeira do mundo a receber título da Unesco na categoria Paisagem Cultural.

>
Rio de Janeiro é Patrimônio Mundial da Humanidade
Atualmente, a lista da Unesco inclui 962 propriedades – 745 culturais, 188 naturais e 29 mistas – em 157 países

O Brasil teve um grande motivo para comemorar nesse domingo. Ontem, o Rio de Janeiro recebeu o título de Patrimônio Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Com isso, a cidade se tornou a primeira do mundo na categoria Paisagem Cultural, pela sua relação harmoniosa entre a natureza e a intervenção humana.

A candidatura foi apresentada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e aprovada durante a 36ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial – em São Petersburgo, na Rússia.

Atualmente, a lista da Unesco inclui 962 propriedades – 745 culturais, 188 naturais e 29 mistas – em 157 países. Um exemplo é Luang Prabang, no Laos, tombada em 1995. Segundo a organização, a cidade é “um excelente exemplo da fusão de arquitetura tradicional e as estruturas urbanas do país com aquilo que foi construído pelas autoridades coloniais europeias nos séculos 19 e 20”.

Além do novo título, o Brasil conta hoje com outros 18 bens culturais e naturais, tais como o Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Ouro Preto, Minas Gerais (1980); a Praça de São Francisco em São Cristovão, Sergipe (2010); o Parque Nacional do Iguaçu, Paraná (1986); e a Reserva Mata Atlântica, São Paulo e Paraná (1999).

Quanto ao Rio, a partir de agora, os locais valorizados com o título da Unesco – como Pão de Açúcar, Corcovado, Floresta da Tijuca, Aterro do Flamengo, Jardim Botânico, a praia de Copacabana e a entrada da baía de Guanabara – serão alvo de ações integradas visando à preservação da sua paisagem cultural.

Comente via asboasnovas.com
Comente via Facebook