Austrália lança uma espécie de ISO sustentável para vizinhanças

12/09/2012

Green Building Council da Austrália lança selo que estimula estilos de vida mais conscientes nas comunidades.

Austrália lança uma espécie de ISO sustentável para vizinhanças
“Agora nós temos um sistema prático de classificação capaz de transformar toda conversa sobre o futuro de nossas comunidades em ações e resultados.”

 

Usar a mesma lógica por trás dos selos de empresas bem gerenciadas para um grupo de pessoas que vive perto. Essa foi a ideia do Green Building Council da Austrália (GBCA) que lançou, na semana passada, uma ferramenta de classificação comunidades sustentáveis.

A proposta do Green Star – Communities é estimular estilos de vida mais conscientes. O sistema de certificação apoia o planejamento e a formação de comunidades que priorizam a sustentabilidade, através de ações tais como minimizar o consumo de energia e água, e reduzir a dependência de veículos motorizados.

Para Dylan Currie, presidente do Instituto de Planejamento da Austrália (PIA), o Green Star – Communities pode ser o grande incentivo que a indústria estava precisando para atingir um padrão mais elevado de desenvolvimento urbano. Segundo Romilly Madew, CEO do GBCA, “Agora nós temos um sistema prático de classificação capaz de transformar toda conversa sobre o futuro de nossas comunidades em ações e resultados.”.

COMO FUNCIONA O SELO?

Categorias avaliadas:

  • Habitabilidade;
  • Prosperidade econômica;
  • Meio ambiente;
  • Design;
  • Governança; e
  • Inovação.

Pontuação:

A pontuação máxima é 100.

Comunidades que atingirem uma nota entre 45 e 59 ganham quatro estrelas e o selo de Best Practice; as que atingirem uma nota entre 60 e 74 ganham 5 estrelas e o selo de Australian Excellence; finalmente, as que tiverem 75 pontos ou mais recebem 6 estrelas e o selo de World Leader.

Comente via asboasnovas.com
Comente via Facebook